Autoridades do setor de transporte da cidade indiana de Mumbai promoveram nesta segunda-feira um "dia sem buzinas" para marcar o Dia Mundial da Saúde. A iniciativa é uma tentativa de conscientizar cerca de 1,5 milhão de motoristas do centro financeiro indiano a usar menos a buzina.
O departamento distribuiu mais de cem mil cartazes em inglês e híndi para promover a iniciativa. Mais de 800 policiais e 2.000 trabalhadores comunitários foram colocados nas ruas. Os organizadores dizem que os motoristas que usarem a buzina sem necessidade serão punidos.
Essa é a primeira vez que motoristas da cidade são orientados a não buzinar. Na Índia, é comum lembretes na parte de trás dos veículos pedindo para que o motorista buzine, por exemplo, quando for ultrapassar.
Muitos acreditam que dirigir em Mumbai sem buzinar é praticamente impossível, já que seria a única maneira de garantir que pedestres não sejam atropelados.
Segundo a correspondente da BBC em Mumbai Karishma Vaswani, quem apóia a iniciativa provavelmente ficou decepcionado ao sair às ruas na manhã desta segunda-feira, já que os motoristas pareciam estar seguindo o velho hábito.
(BBC, Folha Online, 07/04/2008)