A licitação realizada pela Prefeitura Municipal, visando à contratação de firma especializada para o desenvolvimento de atividades relativas ao recolhimento do lixo urbano, foi julgada semana passada, e o processo encontra-se agora na fase recursal, conforme informações prestadas pelo titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Luiz Camargo Júnior.
“O processo de licitação contou com a habilitação de empresas com sede em Porto Alegre, Belo Horizonte, Monte Negro e de outros centros do Estado e País, e a firma vencedora, cujo nome não foi fornecido porque o processo encontra-se em fase recursal, deverá segundo o especificado no edital oferecer serviços de limpeza urbana, coleta de resíduos sólidos, montagem de usina de reciclagem e seleção de lixo e ainda manutenção de depósito de resíduos do Município”, disse Camargo.
“Entendemos que a montagem de uma usina de reciclagem de resíduos sólidos inorgânicos evitará o acumulo de algo entre 30% e 40% do lixo, que passará a ser reclassificado, enquanto que, pelo lado social, São José do Norte estará oferecendo mais empregos, na ordem de 15 a 20 vagas que serão ocupadas por pessoas do próprio Município”, confirmou.
“Outro ponto que considero importante é a manutenção do depósito, pois a partir da contratação dessa firma especializada passará a existir a viabilidade de cumprimento do 'Termo de Acerto de Conduta' firmado com o Ministério Público na gestão passada e que, até agora, não foi possível por falta de recursos do Município”, confirmou o secretário.
Camargo Jr informou que, passado o período recursal, será emitida Ordem de Serviço com cronograma da coleta de lixo seletiva que considera o embrião da usina de seleção. “Necessário, então, que a comunidade seja conscientizada sobre a importância da seleção do lixo doméstico, para possibilitar a passagem do veículo que, em dias determinados, estará recolhendo esse lixo para o serviço de reciclagem”, concluiu.
(Jornal Agora, 07/04/2008)