A Companhia Ambiental da Brigada Militar (BM) começou a realizar este ano patrulhamentos preventivos em uma área de dunas localizada no condomínio Las Acácias, na estrada que leva ao balneário Laranjal. Depois de denúncias feitas pela comunidade, foram identificados alguns crimes ambientais no local e a Brigada Militar resolveu voltar suas atenções à região.
Levantamento feito pelo comando da Companhia Ambiental da BM mostrou que nos últimos seis meses foram registradas oito infrações. Uma delas por prática de esportes em cima das dunas, outra por animais soltos no local sem responsáveis e seis por desmatamento e corte ilegal de árvores. Desde então, os patrulhamentos preventivos tiveram início. “Toda a atividade que prejudica a vegetação das dunas é considerada crime ambiental”, explica o comandante da Companhia Ambiental da BM, capitão Márcio André Facin.
De acordo com o capitão, a pessoa que for flagrada cometendo tais crimes, além de responder por crime ambiental, será punida com uma infração administrativa e terá o seu material recolhido. “Se encontrarmos motociclistas em cima das dunas, suas motos serão recolhidas, assim como os cavalos que andam por lá e as motosserras usadas para cortar as árvores”, afirmou. Para adquirir o direito de cortar alguma árvore do local ou realizar qualquer tipo de atividade esportiva é necessário tirar uma licença ambiental na Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama) ou na própria Companhia Ambiental da Brigada Militar, entre outros.
A grande preocupação do capitão Facin é quanto ao valor ambiental que a área possui e que, caso não seja preservada, pode vir a prejudicar não só o meio ambiente como a população em geral. “Se acabarem com a vegetação existente no local, as dunas vão começar a se movimentar, o que prejudica, entre outras coisas, a urbanização”, encerrou.
Quem quiser realizar algum tipo de denúncia de crimes ambientais, nas dunas do condomínio Las Acácias ou em qualquer outro ponto da cidade, deve entrar em contato com a Companhia Ambiental da Brigada Militar no telefone 3225-3722.
(Por Antônio Neto, Diário Popular, 06/04/2008)