A empresa norte-americana Contour Global, especializada na área de energia, pretende realizar investimentos de 300 milhões de dólares no Rio Grande do Sul. Diretores da empresa estão em Porto Alegre e manifestaram seu interesse durante reunião, na sexta-feira (04/4), com o secretário-geral de Governo, Delson Luiz Martini. Os projetos priorizam investimentos em energia eólica, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHS) e biomassa.
O diretor da Contour Global, Marcos Mello, afirmou que a empresa tem interesse em implementar projetos de geração de energia eólica no Rio Grande do Sul, num total de 340 MW habilitados recentemente junto ao Ministério de Minas e Energia para o leilão de energia nova.
O investimento será distribuído nos municípios de Osório, Maquiné, Mostardas, Arambaré e Santa Vitória do Palmar, através do desenvolvimento de uma plataforma integrada, também com geração de 300 MW por PCHS, e de 90 MW com geração térmica, através de biomassa à base de esterco de frango.
O secretário Delson Martini lembrou a determinação do Governo do Estado em atuar junto ao Governo Federal para viabilizar a realização de leilões específicos para a energia eólica. “O Governo do Estado vem realizando grandes esforços para que estes investimentos, que utilizam a força natural dos ventos, se transformem definitivamente em riqueza para todos os gaúchos”, ressaltou. Disse, ainda, que o Governo do Estado sempre será parceiro daqueles projetos que contribuem para o crescimento econômico do Rio Grande do Sul.
Participaram, também, da reunião o diretor da Energia Regenerativa Brasil Ltda (ERB), Bernd Eckard Koelln, e Rodrigo Rosa de Souza, da Souza, Berger & Simões da Cunha advogados associados.
(Diário Popular, 06/04/2008)