A Subcomissão Temporária para Acompanhar a Crise Ambiental na Amazônia, criada, no final de março, no âmbito da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), terá sua primeira reunião na próxima terça-feira (08/04), às 14h30, quando irá discutir o roteiro de trabalho a ser apresentado pelo seu presidente, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). A subcomissão tem como vice-presidente o senador Sibá Machado (PT-AC) e como relator, o senador Expedito Júnior (PR-RO).
Entre outras atividades, a nova subcomissão quer promover audiências públicas para tratar da compra de terras na Amazônia por estrangeiros e do recadastramento fundiário nos municípios que mais têm desmatado. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deverá ser uma das primeira pessoas ouvidas pela subcomissão.
Também devem ser convidados os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes; o diretor-geral da Polícia Federal, Luís Fernando Corrêa; e os presidentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Bazileu Alves Margarido Neto, e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart.
(Agência Senado, 04/04/2008)