As comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados promovem audiência pública, no próximo dia 23, para verificar como está a investigação sobre o leite longa vida contaminado com soda cáustica e água oxigenada, descoberto pela Polícia Federal em Minas Gerais no ano passado.
O deputado José Carlos Araújo (PR-BA), autor do requerimento na Comissão de Defesa do Consumidor, assinala que o consumidor e o mercado precisam saber dos desdobramentos da adulteração do leite detectada pela "operação ouro branco" da Polícia Federal. "Precisamos saber o estágio atual das investigações e as providências adotadas pelos órgãos competentes."
Dúvidas
O deputado acrescenta que "ninguém sabe mais como foi a apuração, quem foi o culpado, quem adulterou, quem eram as pessoas envolvidas, as empresas". "Aquele técnico que fez aquela fórmula mirabolante com soda cáustica não esclareceu devidamente a quem vendeu", ressaltou Araújo.
Em seu requerimento, o deputado pediu a presença de autoridades dos ministérios da Agricultura e da Justiça, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dos produtores e de especialistas.
Denúncia sem provas
Na Comissão de Agricultura, foi aprovado requerimento do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) para a realização da audiência conjunta. O deputado Antônio Andrade (PMDB-MG) apoiou a proposta e afirmou que é necessário esclarecer a questão para evitar prejuízos aos produtores. "Coincidência ou não, toda vez que aumenta o preço do produto para o produtor, como no caso da carne ou do leite, surge uma denúncia a respeito. Tem que se saber a quem interessou essa denúncia. Não ficou nada provado até o momento, a sociedade ficou com a impressão de que o culpado é o produtor, as cooperativas. É uma boa hora para essa discussão esclarecer os fatos."
Os parlamentares das duas comissões querem ainda verificar os laudos das análises feitas nas amostras de leite durante a chamada "Operação Ouro Branco" e os exames posteriores.
(Por Sílvia Mugnatto, Agência Câmara, 04/04/2008)