Os proprietários rurais que fazem divisa com o Rio Fiúza, em Panambi, participaram de audiência pública, ocorrida na última quarta-feira (02/04), naquele município. Foi mais uma etapa do Projeto Fiúza Verde, que tem como objetivo reflorestar e preservar as margens do rio. Após explanação dos fundamentos técnicos do projeto, pela engenheira florestal do município de Santa Bárbara do Sul, os promotores de Justiça de Panambi, Marcos Rauber, e de Santa Bárbara do Sul, Juliano Griza, apresentaram os fundamentos jurídicos e as cláusulas dos termos de compromisso de ajustamento a serem propostos aos proprietários rurais abrangidos pelo Projeto. No final da audiência, os proprietários rurais foram notificados das datas e horários para comparecimento à Promotoria de Panambi para a firmatura dos ajustamentos de conduta.
O projeto
Em sua primeira fase, o projeto abrangerá 56 propriedades rurais, que margeiam o Rio Fiúza desde sua nascente, em Santa Bárbara do Sul, até o início da zona urbana de Panambi. A previsão é de que aproximadamente 24 mil mudas de espécies nativas típicas da região sejam plantadas, numa faixa marginal mínima de 30 metros de cada lado do curso d’água, além do isolamento da área de preservação permanente.
Meta institucional
O promotor de Justiça de Panambi Marcos Rauber destacou que "o Projeto Fiúza Verde está alinhado com as metas institucionais de defesa e preservação das matas ciliares e dos recursos hídricos, representando, na comarca de Panambi, uma iniciativa sem precedentes e que, certamente, trará benefícios à coletividade, na medida em que o Rio Fiúza pode ser considerado um dos principais cursos hídricos do Município, pois atravessa a cidade e abastece a população urbana”.
Participação da comunidade
Além dos Promotores de Justiça de Panambi e de Santa Bárbara do Sul, Marcos Rauber e Juliano Griza, que coordenaram a audiência pública, prestigiaram a solenidade o prefeito de Panambi, Delmar Hinnah; o secretário de Indústria, Comércio e Meio Ambiente de Panambi, Ênio Gilnei Malheiros; a secretária de Educação de Santa Bárbara do Sul, Arlete Gava Salcher; a engenheira florestal da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara do Sul, Rosane de Almeida Moura; representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Panambi e da entidade ambientalista Arpa Fiúza.
(Por Celio Romais, Agência de Notícias MP-RS, 04/04/2008)