Navios-cisterna vão encaminhar um total de 2,6 hectómetros cúbicos de água desde Marselha, no Sul da França, e Tarragona, no Norte de Espanha, para a região de Barcelona, afectada por uma seca severa, informou hoje o governo regional da Catalunha. O primeiro barco parte de Tarragona na primeira quinzena de Maio e outros dois navios partirão de Marselha na segunda quinzena de Maio, disse fonte do ministério regional do Ambiente, confirmando uma informação anunciada pela imprensa catalã, em Março.
Estão previstos outros trajectos, adiantou a mesma fonte, acrescentando que os contractos ainda não foram assinados. A operação custa 22 milhões de euros. Cada navio tem capacidade para 28 mil metros cúbicos de água.
As reservas de água em Espanha estão a 46,6 por cento da sua capacidade total e actualmente há 25.315 hectómetros cúbicos de água em barragens, segundo números publicados esta semana pelo Ministério do Ambiente. A situação é especialmente crítica na Catalunha, onde as barragens estão a 19,6 por cento da sua capacidade, perto do limite de 15 por cento, abaixo do qual a água é considerada inutilizável por estar em contacto com os fundos lodosos. A capacidade total de armazenamento na Cataluña é de 740 hectómetros cúbicos e hoje tem 145 hectómetros cúbicos. A média dos últimos dez anos é de 398 hectómetros cúbicos. Segundo um relatório do Ministério espanhol do Ambiente, a situação hídrica da Cataluña “é muito delicada para todos os usos”.
(AFP, Ecosfera, 07/04/2008)