O Programa Redes Ambientais das bacias hidrográficas dos rios dos sinos e Gravataí contará com a atuação conjunta dos promotores nas Comarcas das duas bacias. A sugestão, que foi apontada no relatório final da Comissão Especial sobre a Recuperação Ambiental das Bacias dos Rios Gravataí e Sinos, foi oficializada na tarde de sexta-feira (04/04), no Ministério Público.
Conforme o relator da comissão, deputado estadual Daniel Bordignon (PT), a partir de agora, a atuação do MP se dará através de uma articulação dos sistemas de recursos hídricos e meio ambiente, numa atuação de forma regional. "A utilização das bacias como território de gestão de forma integrada contribuirá para a construção de uma agenda positiva para solucionar problemas ambientais", acredita.
Rede Ambiental
Rede Ambiental reúne os Promotores de Justiça que atuam em prol do meio ambiente e tem como objetivo identificar as prioridades específicas de ação institucional do Ministério Público nas Comarcas que pertencem a cada bacia hidrográfica gaúcha. A atuação em rede é uma forma moderna de proteger o meio ambiente, onde a resolução dos problemas ambientais são discutidos não apenas por determinada comunidade, mas por toda a bacia hidrográfica.
(Por Marcela Santos, Agência de Notícias AL-RS, 04/04/2008)