O deputado José Sperotto (DEM) solicitou na sexta-feira (04/04) à direção da Aracruz Celulose que parte dos R$ 18 milhões que a empresa necessita investir no Bioma Pampa seja destinado para o município de Guaíba. O parlamentar deseja que a verba seja usada para a canalização e o fechamento do valão que corta os bairros Cohab e Santa Rita.
O parlamentar também pede a aplicação dos recursos no tratamento do esgoto do valão, atualmente despejado no Rio Guaíba. Sperotto ainda defende que parte do montante seja destinado para o Morro da Hidráulica. "Precisamos do apoio da Aracruz. Acho correto que parte da verba seja usada em prol do Meio Ambiente em Guaíba", afirmou o deputado.
A direção da Aracruz vai verificar as condições legais para saber se pode destinar parte dos R$ 18 milhões para estas obras. A solicitação de Sperotto foi feita durante reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) em Porto Alegre. Estiveram presentes no encontro o secretário de Desenvolvimento de Guaíba, Victório Menegotto, o gerente de relações da Aracruz, Francisco Bueno, o deputado José Sperotto, o gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Aracruz, Clóvis Zimmer, e o prefeito de Guaíba, Manoel Stringhini.
(Por Nilton Santos, Agência de Notícias AL-RS, 04/04/2008)