O deputado estadual Alberto Oliveira (PMDB) protocolou pedido para a criação de uma Subcomissão Mista, com a participação das comissões de Economia e Desenvolvimento e de Assuntos Municipais, para acompanhar o estabelecimento, pelo governo federal, do marco regulatório nacional para energia eólica e demais questões relativas à energia limpa no Estado. O anúncio foi feito na sexta-feira (04/04), em Jaguarão, durante reunião da Comissão de Representação Externa da Assembléia Legislativa gaúcha para tratar do tema, órgão técnico já coordenado por Oliveira, mas que tem período máximo de atividades de apenas 30 dias. “É preciso permanecer tratando deste assunto de grande importância para os municípios das regiões envolvidas, devido à grandiosidade dos empreendimentos e da geração de empregos que a iniciativa propiciará”, justificou.
Em Jaguarão, representantes de diversos segmentos da comunidade assinaram documento dirigido ao presidente da República e ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, pedindo o estabelecimento, o mais brevemente possível, do marco regulatório nacional para energia eólica, do qual depende a realização dos leilões específicos para essa energia. “A Fronteira Sudoeste é uma região reconhecidamente carente em investimentos, onde a implantação de parques eólicos traria um aporte expressivo”, comentou Oliveira. O parlamentar referiu-se à intenção do grupo espanhol Fortuny de implantar parques eólicos nas cidades de Jaguarão, Piratini e Santana do Livramento, com investimentos estimados em 500 milhões de dólares na primeira fase e geração de três mil empregos entre diretos e indiretos. Outro fato é a possibilidade de o Rio Grande do Sul tornar-se um pólo produtor de energia eólica, pois já sedia o maior parque eólico da América Latina, em Osório, além de produzir 150MW dos 199MW gerados no país.
Também participaram do encontro os deputados Frederico Antunes (PP) e Luiz Augusto Lara (PTB), o representante da Secretaria Estadual de Infra-estrutura e Logística, Manoel Britto, o prefeito municipal, Henrique Knorr Filho (PMDB), os nove vereadores da cidade, os representantes do Grupo Fortuny, Antônio Badra, Luiz Alberto Gaspar e Marco Antônio de Medeiros, além de dirigentes partidários, de entidades de classe, sociais e sindicais. Hoje à noite, a Comissão de Representação Externa da Energia Eólica reúne-se em Piratini, a partir das 19h30min, no 20 de Setembro CTG (Av. Maurício Cardoso, 333).
(Por Neusa Santos, Agência de Notícias AL-RS, 04/04/2008)