Um jovem de 24 anos se tornou o primeiro uruguaio contaminado com dengue dos últimos 92 anos. A suspeita foi investigada por vários laboratórios e nesta sexta-feira, 4, o caso foi confirmado, uma semana após o paciente, da cidade de Paysandú, no norte do Uruguai, apresentar os primeiros sintomas de dengue. O jovem passa bem e o período de contágio da doença já passou, segundo os médicos.
O último caso de dengue no país ocorreu em 1916, na cidade de Salto, a 380 quilômetros de Montevidéu, onde foi feito o primeiro tratamento da doença antes do diagnóstico. Na tarde desta sexta, foi realizada uma segunda análise do jovem, que confirmou o parecer inicial.
O exame feito no Uruguai foi enviado a Porto Rico, para ser submetido a uma análise mais precisa, informou o jornal El Telégrafo. A diretora do Hospital de Paysandú, Salomé Wolman, afirmou que "não há mais contágio" e confirmou o caso numa rádio local. "Vamos transmitir as informações com otimismo", disse a médica. "Demoramos um pouco na confirmação, mas os últimos exames deram positivo", acrescentou.
Segundo fontes médicas, o jovem ingressou na semana passada no pronto-socorro do hospital, com quadro de síndrome hemorrágica, e imediatamente foi levado a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Diante do incidente, Salomé recomendou que pessoas que apresentarem febre devem consultar um médico. Também foi informado que agentes de saúde não encontraram o mosquito Aedes aegypti próximo à residência do rapaz, nem em seu local de trabalho.
No plano de contingência para prevenir uma eventual epidemia da doença em Paysandú, as autoridades do Estado preparam camas e colchões num dos pavilhões do hospital. A diretora disse que os médicos devem suspeitar de dengue em qualquer caso que apresente algum sintoma da doença.
(Efe, Estadão, 06/04/2008)