O senador João Pedro (PT-AM) defendeu, em entrevista concedida nesta quinta-feira (03/04), a transformação da Reserva Biológica do Abufari, localizada no Amazonas, em reserva extrativista. Ele alega que o decreto que criou essa reserva, em 1982, não considerou a situação da população que vive na área, o que a impede, por exemplo, de explorar legalmente a reserva. O senador também afirma que, por causa do decreto, "essas famílias não podem ter acesso às políticas públicas".
Almino Albuquerque, prefeito de Tapauá, município onde está localizada a reserva, declarou que, quando o governo federal a criou, "pensou apenas nas tartarugas e se esqueceu de seus habitantes". Assim como João Pedro, ele defendeu que o local seja transformado - por meio de um projeto de lei - de reserva biológica em reserva extrativista. Isso permitiria, segundo o prefeito, que "a população ribeirinha [referindo-se ao Purus, principal rio da reserva] tenha melhores condições de sobrevivência".
Segundo João Pedro, a principal atividade dessas pessoas é a pesca que, de acordo com o decreto de 1982, é considerada uma atividade clandestina no local.
Tanto o senador como o prefeito encontraram-se, na manhã desta quinta-feira, com o presidente do Senado, Garibaldi Alves, para pedir apoio ao projeto de lei, que ainda será apresentado ao Legislativo. De lá, eles seguiram para audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) com o objetivo de discutir a questão.
(Por Ricardo Koiti Koshimizu, Agência Senado, 03/04/2008)