Pouco antes de se dirigirem à audiência pública realizada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), habitantes da Reserva Biológica do Abufari (AM) foram recebidos, na manhã desta quinta-feira (03/04), pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves. Acompanhados dos senadores João Pedro (PT-AM) e Marco Maciel (DEM-PE), eles pediram apoio para a iniciativa de transformar aquela área em reserva extrativista, o que lhes permitirá explorar recursos, como pesca e coleta de castanhas, sem devastá-la.
Garibaldi Alves apoiou a iniciativa e incentivou os moradores de Abufari a se apressarem nas providências para a preparação de um projeto de lei transformando a reserva biológica em reserva extrativista. Ele incentivou também os interessados no projeto a buscarem o consenso a fim de que a iniciativa seja aprovada com o apoio das bancadas do governo e da oposição.
- Vocês estão no caminho certo, desde que apressem isso - recomendou o presidente do Senado.
A reserva do Abufari localiza-se no município de Tapauá (AM), a 450 quilômetros de Manaus. De acordo com o professor Francisco Laurentino Nascimento, nascido lá, atualmente 225 famílias, totalizando 1.571 pessoas, vivem nessa reserva, enfrentando enormes dificuldades de sobrevivência em razão de não poder haver exploração dos seus recursos econômicos.
Presente à audiência, o prefeito de Tapauá, Almino Albuquerque, disse que ao definir a área como reserva biológica, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) protegeu as tartarugas e esqueceu dos seres humanos que ali vivem e precisam sobreviver. De acordo com a lei ambiental, essas populações são consideradas irregulares, e, sendo assim, não têm acesso nem aos recursos da região nem aos serviços propiciados pelo poder público.
(Por Teresa Cardoso, Agência Senado, 03/04/2007)