A IUCN - organização mundial sem fins lucrativos para a conservação da natureza ouviu no ano passado por volta de mil integrantes de governos, organizações não governamentais e indústrias de 105 países para avaliar quais as tecnologias disponíveis que inspiram maior confiança na sua capacidade de combater o aquecimento global: a tecnologia com maior índice de aprovação na pesquisa foi o uso de energia solar para aquecimento de água, com 74% de confiança.
O Vitae Civilis também acredita na capacidade desta tecnologia para mitigar as mudanças climáticas e para caminharmos para caminharmos em direção à sustentabilidade na geração e uso de energia. E por conta disso, segue promovendo políticas públicas de incentivo ao uso do aquecimento solar por meio da Iniciativa Cidades Solares, parceria entre o Vitae Civilis e a associação de fabricantes do setor, a DASOl Abrava.
A iniciativa Cidades Solares já conseguiu aprovar legislações em 12 municípios e estados brasileiros e conseguiu colocar em discussão projetos em mais 42 municípios. Temos certeza que este é um dos motivos que levaram o mercado de aquecedores solares brasileiro a crescer 31,9% em 2007, com a instalação de 573 mil metros quadrados de coletores solares no Brasil no último ano.
A área total instalada de coletores solares no Brasil, cerca de 3,7 milhões de metros quadrados em aproximadamente 730 mil domicílios, permitiu ao país economizar 620 Gwh em 2007, energia suficiente para abastecer 350.000 residências brasileiras com consumo médio de 145 kWh por mês.
Em 2008 a Iniciativa Cidades Solares promoverá seminários e cursos para projetistas de edificações nas seguintes datas e cidades:
- 29 e 30 de Abril: Natal (RN)
- 12 e 13 de maio: Piracicaba (SP)
- 14 e 15 de maio: Sorocaba (SP)
- 20 e 21 de maio: Cuiabá (MT)
- 26 e 27 de maio: João Pessoa (PB)
- 29 e 30 de maio: Aracaju (a confirmar)
Além destas cidades, que já têm eventos confirmados, a Iniciativa Cidades Solares deve organizar - ainda em 2008 - eventos e articulações em São Carlos e Taboão da Serra (SP), além de Brasília (DF) e Vitória (ES).
Mais informações: www.cidadessolares.org.br e www.vitaecivilis.org.br
(Por Délcio Rodrigues,
Instituto Vitae Civilis, 04/04/2008)