A Secretaria de Estado do Ambiente e a Ceca (Comissão Estadual de Controle Ambiental) promovem nesta quinta-feira audiência pública para apresentação e discussão do Rima (Relatório de Educação Ambiental) do Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos, em Paciência. O encontro começa às 19h, no Centro Esportivo Miécimo da Silva, que fica na Rua Olinda Elias, 470, Campo Grande, Zona Oeste.
A audiência é etapa importante tendo em vista o requerimento de Licença Prévia para implantação do Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos. Trata-se de discussão importante de ser acompanhada, já que o Município do Rio de Janeiro necessita de uma alternativa urgente para o Aterro de Gramacho.
Segundo estudo apresentando semana passada pela Secretaria do Ambiente, o Aterro de Gramacho está por um fio, à beira de grande desastre ambiental, que coloca em risco a Baía de Guanabara e a foz do Rio Sarapuí. ( Leia matéria sobre o problema)
Em vistoria recente realizada em Gramacho, técnicos da Secretaria do Ambiente e da Feema constataram que metade da área ficou completamente comprometida após três acidentes geotécnicos ocorridos em 2006, 2007 e agora em 2008.
Com a continuidade do despejo de lixo no local, aumenta o risco de novo acidente geotécnico, com ruptura de camada de argila orgânica da base, o que bloquearia a foz do Rio Sarapuí, provocando enchentes na Baixada Fluminense, e despejaria milhões de litros de chorume na baía, contaminando suas águas e comprometendo a continuidade do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara.
(O Dia, 03/04/2008)