O programa Adote uma Praça, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), tem garantido a preservação, através da iniciativa privada, de áreas verdes públicas na Capital. São 68 praças, de um total de 571, 86 canteiros e quatro parques adotados por pessoas jurídicas. Por ano, o município gasta, em média, cerca de R$ 200 mil na conservação de cada praça, valor que é economizado com a adoção das áreas. "A prefeitura nunca abandona essas áreas. As adoções só vêm reforçar os cuidados com o meio ambiente na cidade", diz o supervisor de praças, parques e jardins, Luiz Alberto Carvalho.
Com a adoção, a conservação e a limpeza do local ficam sob responsabilidade do adotante. Em contrapartida, é permitida a instalação de uma placa divulgando a parceria e a marca da entidade. Se a área não é urbanizada, o adotante fica responsável pelos melhoramentos necessários, assumindo a manutenção posterior. A Smam é responsável pelo projeto de urbanização e deve aprovar qualquer modificação feita pelo adotante no local.
Espaço comum
A Praça Libanesa, no bairro Lindóia, foi uma das áreas que entraram no projeto, no ano passado. O Lindóia Tênis Clube aproveitou a iniciativa da prefeitura para colocar em prática o compromisso com a comunidade, realizando eventos fora das dependências do clube. Além de desfrutar melhor da praça para eventos, o clube ajuda a preservar a beleza e a natureza do bairro. "A praça tem grande importância para todos nós, e nada mais justo do que cuidarmos dela", diz o presidente da instituição, Ilo Coutinho, que lembra, também, da facilidade de participar do projeto.
A adoção do Parque Farroupilha pelas empresas Pepsi Co. e Sinergy Novas Mídias, que também cuidarão da Orla do Guaíba, foi a última ação realizada dentro do projeto. A revitalização do parque deve começar no início do próximo ano. Estão previstos, além de manutenção e melhorias de paisagismo, novas áreas de recreação infantil, contemplação e relaxamento, sinalização, iluminação, marcação de cooper e ciclismo, bancos e lixeiras.
A Smam permite que mais de uma entidade adote a mesma praça, mas rejeita propostas de empresas poluidoras e a adoção parcial da área. O adotante também não pode comprometer o uso público da praça, com atividades como o comércio. Mais informações sobre os procedimentos de adoção podem ser obtidas pelo telefone 3289-7563.
(Prefeitura de Porto Alegre, 03/04/2008)