A madeireira Madema de propriedade do presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, deputado Neodi Oliveira- PSDC, foi lacrada pela Polícia Federal, na tarde da quarta feira, 02/04, no município de Machadinho do Oeste, distante, 350 km da capital.
De acordo com informações levantadas, os federais encontraram inúmeras irregularidades administrativas e diversas agressões ao meio ambiente e, portanto, decidiram lacrar o estabelecimento. A Ação faz parte da operação arco de fogo do Ibama em parceria com a Polícia Federal.
Em Machadinho a ação dos federais em defesa do meio ambiente, é comandada pelo delegado Mochi e começou no início de março. Conta com um comboio composto por um helicóptero do IBAMA e apoio logístico do pessoal em terra, que faz a conferência de metro por metro de madeira no pátio das empresas, além de averiguação de toda sua documentação.
Essa ação da Federal de combate ao desmatamento e a comercialização ilegal de madeira no Estado, foi alvo de crítica e repúdio do Presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Oliveira, e contou com a solidariedade de seus pares. O fato ocorreu em audiência pública convocada como forma de desagravo. "Madeireiro não é bandido e merece tratamento digno da Polícia Federal", desabafou.
No final da tarde desta quarta feira um jato tipo learjet da PF, aterrisou silenciosamente na capital. Segundo as más línguas, veio vazio e lotado de algemas.
(
Rondonoticias, 03/04/2008)