Uma segunda empresa foi contratada para fazer os projetos de engenharia para as próximas obras
Uma rede de esgoto de 66 quilômetros se estenderá sob as ruas da Nova Santa Marta até abril de 2009. Mais do que melhorar o aspecto da região, a obra de saneamento básico reduzirá o mau cheio e o risco de doenças, ao canalizar o esgoto doméstico.
O trabalho de construção, que faz parte do conjunto de obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), deve começar neste domingo e durar um ano, com o custo de R$ 5,2 milhões. A autorização oficial para o serviço será dada hoje, em Porto Alegre, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O prefeito Valdeci Oliveira (PT) e representantes dos moradores da Santa Marta irão hoje a Porto Alegre acompanhar o ato.
No domingo, às 10h30min, está marcado o início oficial das obras, na área verde do Alto da Boa Vista. A empresa vencedora é a Sul Cava, que fará a rede de esgoto residencial. Essa é apenas a primeira fase das obras na Nova Santa Marta, que incluem um total de R$ 42 milhões de investimento. A empresa Enecon venceu uma licitação e terá 90 dias para fazer os projetos de engenharia para as futuras obras, que incluem rede de esgoto pluvial (que coleta a água das chuvas) e sistema viário, entre outros.
Segundo o coordenador geral do PAC na cidade, Ivo Cassol Júnior, à medida que os projetos ficarem prontos, serão feitas as licitações. As liberações de verbas serão feitas ano a ano, até 2011.
- A prioridade do PAC é asfaltar as ruas onde passam os ônibus. A expectativa é que todas as ruas da Nova Santa Marta ganharão algum pavimento. Só poderemos definir o tipo quando tivermos os projetos, com o levantamento dos custos, porque teremos de ver o que será possível fazer com o dinheiro - afirma Ivo.
No projeto
Além das redes de esgoto, o projeto do PAC prevê construção e reforma de casas e a regularização fundiária da Nova Santa Marta, com a concessão de escrituras dos lotes aos moradores.
(Diário de Santa Maria, 03/04/2008)