A ministra Dilma Roussef, a Mãe do PAC, até poderá acompanhar Lula e sua comitiva, nesta quinta-feira (03/04), mas estará faltando um personagem chave nas festas de Rio Grande. É o caso do ex-governador Germano Rigotto. Lula, a Mãe do PAC, o prefeito Janir Branco e a governadora Yeda Crusius, podem agradecer ao ex-governador Germano Rigotto pela boa nova que trarão ao RS, ao anunciarem a triplicação do dique seco da W. Torre, um investimento de R$ 1 bilhão.
A W. Torre, junto com o grupo Jurong, de Singapura, querem também entrar fundo no negócio da indústria naval, construindo plataformas oceânicas e navios petroleiros para suprir o mundo. A primeira encomenda poderá ser a plataforma P-55. A segunda já está também desenhada: a reforma da atual plataforma P-17.
Rio Grande será outra cidade com o Pólo Naval. Por isto a W. Torre decidiu construir em Rio Grande uma cidade de 10 mil casas, 3 mil das quais sairão imediatamente. Baseada no exemplo de Macaé, onde casebres são alugados a R$ 1 mil por mês por causa da explosão imobiliária causada pela chegada dos estaleiros, a W. Torre resolveu antecipar-se.
Foi Rigotto quem viabilizou o negócio do Pólo Naval e quem também atraiu o consórcio Quip para construir a plataforma P-53. O Pólo Naval é uma obra do ex-governador Rigotto.
É bom que se reconheça que tudo o que Rigotto fez só ocorreu porque foi Lula quem ressuscitou a indústria naval brasileira, obrigando a Petrobrás a construir aqui boa parte das suas plataformas e navios. A Petrobrás produzia tudo no exterior. Foi Lula quem mudou isto.
Atrás da W. Torre e da Quip veio a Jurong, mas também vieram outras indústrias como a Metasa, de Marau, que criará 450 empregos. O efeito multiplicador já é enorme.
A Metade Sul do RS, agora com o Pólo Naval e com o Pólo Florestal, todos trabalhando com investimentos que se calculam por bilhões e não por milhões de dólares, ajudarão a mudar o paradigma da economia regional e do Estado.
Em Rio Grande, Lula, que chegou nesta quarta a noite a Pelotas para pernoitar, também visitará a Universidade, onde tem programação de inauguração de obras.
Clique em www.polibiobraga.com.br para avaliar como anda o prestígio de Lula no RS. Examine a enquete que pergunta: “Você está satisfeito com o governo Lula ?”. Lula perdeu as eleições no Estado, seu prestígio aqui é o mais baixo do Brasil, mas tudo isto se deve às trapalhadas éticas e morais que politicamente prejudicam seu governo, porque na economia o governo Lula é nota próxima de 10.
(Políbio Braga , 02/04/2008)