O Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) apreendeu ontem 7,8 toneladas de carne de jacaré da reserva de desenvolvimento sustentável Piagaçu-Purus, a oeste de Manaus. A carne, que equivale à de 740 animais de duas espécies conhecidas localmente como açu e tinga, seria ilegalmente comercializada no Pará.
Mantas de carne de até três metros de comprimento foram encontradas. O Ipaam, órgão vinculado ao governo do Amazonas, localizou quatro comerciantes que fariam a venda ilegal da carne. Na reserva não há plano de manejo para a exploração da carne de jacaré.
Foram aplicadas multas que totalizam R$ 204 mil -com valores distintos para cada comerciante. O caso foi submetido ao Ministério Público do Estado.
A operação tinha como objetivo fiscalizar a exploração e transporte ilegais de madeira da reserva, que tem 1 milhão de hectares.
Além da carne, a operação apreendeu aproximadamente 240 toras de madeira de lei. O Ipaam pediu à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) um laudo sobre as condições da carne --caso ainda possa ser consumida, será doada a instituições de caridade locais.
(Karin Blikstad, Folha Online, 02/04/2008)