O senador João Pedro (PT-AM) cobrou em Plenário, nesta quarta-feira (2/4), uma estratégia de desenvolvimento para a Amazônia. Considerou ainda ser um passo fundamental para alcançar esse objetivo o fortalecimento de dois importantes organismos relacionados à floresta: a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e o Parlamento da Amazônia (Parlamaz).
- Esses dois fóruns são importantes para refletirmos a respeito da importância da Amazônia para o presente e, mais importante, para o futuro da humanidade - declarou.
João Pedro cobrou do Ministério das Relações Exteriores que ajude a definir a escolha da nova direção da OTCA, criada em 1995 e sediada em Brasília, que está sem secretário-geral. Também defendeu uma "rearticulação" do Parlamaz, que apesar de existir desde 1988, não se reúne com a freqüência do Parlamento do Mercosul, por exemplo. Por fim, anunciou sua participação em uma reunião em Lima, no Peru, quando o Parlamaz será discutido com representantes de outros países que integram a região amazônica.
Na opinião do senador, os dois órgãos ajudarão o Brasil a superar os conflitos na região. O parlamentar defendeu a adoção de projetos de manejo florestal, para que se encerre a política de derrubada indiscriminada da floresta. João Pedro reivindicou ainda uma punição rigorosa para quem comete ilegalidades na Amazônia, pois a política de exploração fora de controle "está nos levado à bancarrota ambiental".
(Por Elina Rodrigues Pozzebom,
Agência Senado, 02/04/2008)