A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Alberto Oliveira (PMDB), realizou na manhã desta quarta-feira (2/4), reunião ordinária. No período destinado aos assuntos gerais, o deputado Paulo Borges (DEM) anunciou a realização da terceira edição do “Fórum Aquecendo a Consciência Ambiental no RS”, no município de Rio Grande. O evento acontece nesta sexta-feira (4), a partir das 9h, no anfiteatro da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg), campus cidade. O tema central do debate serão as conseqüências do fenômeno para a Metade Sul.
Borges explicou que a finalidade do fórum itinerante é levar essa discussão a várias regiões do Estado. “Nosso principal objetivo é despertar a consciência ambiental e informar sobre as causas, conseqüências e medidas para deter os prejuízos causados pelo aquecimento global”, disse o parlamentar. Além disso, lembrou Paulo Borges, esta é a primeira edição do Fórum numa instituição de ensino, permitindo que mais estudantes, professores, empresários e moradores participem do debate.
O presidente da comissão, deputado Alberto Oliveira, elogiou a iniciativa de Paulo Borges em criar o fórum etinerante. “A Comissão de Saúde e Meio Ambiente é parceira nessas ações, pois tem como um de seus compromissos ajudar a conscientizar a população sobre os perigos do fenômeno, a fim de garantir a sustentabilidade do planeta”, frisou. Oliveira é autor do Projeto de Lei nº 231/2007 , que institui a Política Estadual sobre Mudança Global do Clima e Desenvolvimento Sustentável.
Também participaram da reunião os deputados Pedro Pereira (PSDB), Gilmar Sossella (PDT), Kelly Moraes (PTB), Paulo Azeredo (PDT) e Silvana Covatti (PP).
(Por Daniela Bordinhão,
Agência de Notícias da AL RS, 02/04/2008)