Nesta quarta-feira pela manhã (02/04), o deputado Ivar Pavan (PT/RS) entregou o
relatório da "Subcomissão da qualidade da energia elétrica distribuída no meio rural e em centros urbanos de pequenos municípios" para o presidente a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), Alcides Saldanha. Pavan destacou que o problema da baixa tensão é grave e precisa de medidas urgentes. Alertou para situações mais cruciais no estado, como é a região de São Lourenço, Sarandi e Sananduva.
Saldanha destacou que o trabalho da Subcomissão interessa a todo o estado. "Vamos fazer um esforço para resolver juntos a situação", observou. Ele destacou que as melhorias na tensão e o aumento de carga devem ser considerados investimentos porque estimulam a economia.
Vários conselheiros da Agergs acompanharam a audiência. Pedro Bisch Neto, destacou que a Subcomissão estudou um foco muito sensível da qualidade do abastecimento, um problema observado justamente em regiões onde há modernização e crescimento de produtividade agrícola.
Em três meses de trabalho, a Subcomissão, ligada à Comissão de Serviços Públicos da Assembléia Legislativa, concluiu que a baixa qualidade da energia elétrica impede investimentos e inibe o desenvolvimento, gerando também prejuízos com queima de equipamentos. A Agergs integrou o Grupo de Trabalho que atuou junto à Subcomissão. A situação foi comprovada na área de abrangência das três maiores empresas concessionárias de energia do RS: CEEE, AES Sul e RGE, que já receberam cópia do relatório.
Pavan levará o relatório também à Aneel e ao Ministério de Minas e Energia. As audiências devem ocorrer neste mês. Saldanha confirmou a presença de representantes da Agergs nas audiências.
A íntegra do relatório está disponível aqui.
(Por Stela Pastore,
Agência de Notícias da AL RS, 02/04/2008)