O pré-candidato democrata à Presidência norte-americana Barack Obama afirmou nesta quarta-feira (2) que contrataria o ex-vice-presidente Al Gore como chefe de gabinete para solucionar o aquecimento global. O senador por Illinois foi questionado sobre o tema por uma eleitora e não pestanejou:
"Eu o contrataria". afirmou Obama. "Farei uma reunião na qual Al Gore estará e terá um papel central em ajudar-nos a resolver este problema. Ele é alguém que eu consulto para temas regulares, mas o aquecimento global é real. É algo que temos de lidar agora, não daqui a 10 ou 20 anos".
O único cargo superior a um chefe de gabinete é o vice-presidente. E Obama reafirmou que ainda está muito cedo para discutir prováveis vice-presidentes, já que a nomeação ainda não foi vencida.
Gore
Desde que deixou a Casa Branca, Gore se tornou uma das maiores vozes do mundo no que diz respeito ao combate aos gases do efeito estufa, culpados pelo aquecimento global. Seu trabalho o fez vencer o Prêmio Nobel da Paz em 2007.
Obama afirmou que usaria Gore para ajudar em um sistema de venda de créditos de carbono para diminuir a poluição. O senador por Illinois aproveitou para avisar que a medida pode causar um aumento nas contas de eletricidade das grandes companhias que utilizam a queima do produto e e pediu para que o dinheiro gerado com a venda dos créditos seja usado para ajudar as pessoas de renda baixa ou fixa com essas contas.
Ele também pediu para que os indivíduos façam a sua parte para diminuir o consumo de energia: "Todos nós teremos que mudar nossos hábitos. Nós vivemos uma cultura de desperdício". Obama insistiu no uso de lâmpadas fluorescentes e no desligamento de aparelhos que consomem energia como simples soluções para diminuir drasticamente o consumo de energia no país.
(Folha Online, 02/04/2008)