Nas últimas 24 horas, foram registrados 1595 caos de dengue no município, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde na noite desta terça-feira. No total, são 34284 no total desde o início do ano. Ao todo, no Estado do Rio, já foram registrados 49374 casos desde o início do ano.
Nesta terça-feira os hospitais de campanha estão atendendo a um grande número de pacientes com sintomas da dengue. Devido a grande procura, pouco depois do meio-dia desta terça-feira, a capacidade máxima de 400 pessoas já havia sido esgotada no hospital de campanha da Aeronáutica, montado na Barra da Tijuca. No centro de triagem, centenas de outras pessoas na fila não seriam atendidas. Segundo um tenente, não há a possibilidade de ampliar a capacidade de atendimento.
O hospital da Aeronáutica é o único que presta atendimento espontâneo à população, através de um posto de triagem. Na segunda-feira, o limite de 400 atendimentos só foi atingido às 20h. Nove pessoas, inclusive, passaram a noite no local esperando leitos de internação em hospitais da rede pública.
Os hospitais de Marinha e Exército são destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes encaminhados pelos hospitais da rede pública. Nesta terça-feira, a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil informou que cinco Estados (Rio Grande do Sul, Rondônia, Amapá, Ceará e Santa Catarina) demonstraram interesse em atender à solicitação de envio de 154 pediatras feita pelo Rio de Janeiro na segunda-feira.
(O Dia, 01/04/2008)