O deputado Nelson Härter comemorou nesta terça-feira (1º), durante o Grande Expediente, a geração de empregos na Metade Sul do Estado, em decorrência da política de reflorestamento. "Há um futuro muito promissor para o desenvolvimento da região", enfatizou.
Härter anunciou que, de acordo com a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), o desenvolvimento da silvicultura proporcionará um incremento de 10 bilhões de dólares no Produto Interno Bruto gaúcho. "Esse resultado nos leva à geração de novos postos de trabalho", salientou. Ele lembrou a expansão da Aracruz Celulose, importante empresa da área, que finalizou 2007 com 12 mil empregos diretos e 95 mil indiretos.
"O momento que vivemos no Rio Grande do Sul passou obrigatoriamente por várias discussões e começou com a do zoneamento ambiental. Por meio de um movimento muito grande da sociedade gaúcha, está sendo possível buscar o equilíbrio para que se atenda a legislação do ponto de vista econômico e social", afirmou Härter. Ele ressaltou que foram feitas várias audiências públicas com o objetivo de tratar da questão do zoneamento.
O deputado destacou também o trabalho realizado pela Comissão Especial do Florestamento e Reflorestamento, da qual foi relator. "Por meio da Comissão, pudemos constatar que o assunto não se resume somente à celulose e ao papel, mas também ao setor moveleiro, à geração de energia e principalmente às questões ligadas ao desenvolvimento do Estado", explicou. Segundo ele, o grupo estabeleceu políticas ambientais fortes a curto, médio e longo prazos para o setor florestal.
(Por Felipe Cogo,
Agência de Notícias AL RS, 01/04/2008)