A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas em executar as obras de recuperação parcial do Parque Marechal Mascarenhas de Moraes será feita na próxima quinta-feira, 3, às 15h, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), Avenida Carlos Gomes, 2120.
Em outubro do ano passado foi iniciado o processo de concorrência pública para a excução das obras, que têm custo estimado de R$ 505 mil, provenientes do Programa Integrado Entrada da Cidade (Piec). Estão previstas obras de infraestrutura, impermeabilização, reforma dos banheiros, das quadras esportivas, da pista de skate, dos passeios e estares, das quadras de vôlei de areia, dos bancos e churrasqueiras e também dos equipamentos de ginástica.
Primeiro parque originado da Lei de Parcelamento de Solos, o Mascarenhas possui áreas de lazer e recreação e também de preservação permanente. Localiza-se na Rua Aloísio Filho, 570, Bairro Humaitá. Na área de banhado foi feito um aterro sanitário com lixo doméstico para permitir a ocupação urbana. Na de preservação do parque, a natureza recuperou as características do banhado original. Dos 18,3 hectares, oito são de banhado e seis de reserva ecológica. O ambiente do banhado e a vegetação nativa plantada compõem caminhos e recantos de beleza natural.
(Prefeitura de Porto Alegre, 01/04/2008)