Após conquistar o apoio do presidente do Banco Mundial (Bird) para a realização de investimentos no Rio Grande do Sul, a governadora Yeda Crusius também assegurou auxílio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em projetos nos campos econômico e social do Estado. A governadora reuniu-se nesta terça-feira (1º/04) em Washington com o presidente da instituição, Luiz Alberto Moreno, que garantiu apoio irrestrito ao Estado em assessoria técnica para programas prioritários em áreas como infra-estrutura, irrigação, segurança, saúde e educação.
"Para nós é uma parceria ótima", afirmou Luiz Alberto Moreno. "Temos possibilidades em todas essas áreas e certamente vamos trabalhar para termos cooperações técnicas a fundo perdido. Vamos paulatinamente construir uma estrutura que sirva ao Governo do Rio Grande do Sul para poder avançar nas necessidades que a governadora tem", declarou o dirigente.
Para a governadora Yeda Crusius, o apoio será fundamental para acabar com a instabilidade na taxa de crescimento do Estado, com foco principalmente na questão dos usos múltiplos das águas e da irrigação. A governadora informou que os secretários de Estado envolvidos nessas áreas já conversaram com os técnicos do BID, que em 2007 vieram em missão ao Rio Grande do Sul.
"Desta vez, o encontro marcou a compreensão mútua de quanto podemos trabalhar em conjunto nas áreas mais importantes para nós, que são a modelagem que o banco pode nos ajudar a fazer com a larguíssima experiência que tem em termos internacionais nas parcerias público-privadas em todas as áreas, não apenas em estradas e infra-estrutura, mas também no campo da educação e da saúde, onde outros entes já formaram parcerias e tiveram amplo sucesso", destacou Yeda Crusius. "Em todas as áreas o banco e governo do Estado já podem interagir no sentido de preparar seus investimentos, sejam eles no campo social, sejam eles no campo econômico", concluiu a governadora.
A agenda com o BID encerrou a missão governamental que se iniciou no último dia 24 no Canadá, com passagens pelas cidades de Winnipeg e Toronto, e que depois seguiu para os Estados Unidos, em Nova York e Washington. O retorno da governadora Yeda Crusius a Porto Alegre está previsto para esta quarta-feira.
(Governo do Estado, 01/04/2008)