O novo Fundo de Estruturação de Projetos (FEP), lançado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tem o objetivo de dar apoio financeiro à realização de estudos técnicos e à elaboração de projetos de infra-estruturas logística, energética, social e urbana.
A proposta de dotação orçamentária do FEP é de R$ 20 milhões, que serão oriundos da fatia de recursos não-reembolsáveis do BNDES. A verba, segundo o banco, será utilizada em estudos técnicos para projetos estruturantes de elevado retorno social e que impliquem significativos investimentos públicos ou privados.
As diretrizes para a seleção desses estudos técnicos são a diversificação regional dos investimentos no país e o fortalecimento da integração da América Latina, além da viabilização de estruturas financeiras e jurídico-institucionais pioneiras capazes de ampliar o leque de entidades especializadas.
Segundo o BNDES, a expansão econômica tem demandado grandes investimentos em infra-estruturas logística, energética e na área social, o que requer um conjunto de estudos técnicos para identificar projetos e quantificar os recursos financeiros necessários.
Mais informações: www.bndes.gov.br, ou pelo telefone (21) 2172-7294.
(
Agência FAPESP, 02/04/2008)