A frota de coletivos da Região Metropolitana de Belém está na mira da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). Hoje, às 9h, na avenida Pedro Álvares Cabral, próximo à rua D. Pedro, começa a Operação Maria Fumaça II, que visa combater a poluição atmosférica provocada pela emissão dos gases poluentes, como o monóxido de carbono. A ação contará com apoio da Companhia de Transportes de Belém (Ctbel) e Delegacia do Meio Ambiente (Dema).
Segundo a assessoria de imprensa da Semma, a ação tem caráter preventivo e medirá exclusivamente os índices de poluição das descargas dos ônibus urbanos. A mesma mobilização foi feita em junho do ano passado, quando foram vistoriados 36 veículos de diferentes empresas. Desses, 30 foram aprovados na avaliação da densidade de fumaça e seis receberam auto de infração e multa.
O índice de poluentes é medido através da escala gráfica Rigelmann, que se constitui de seis padrões de cores que variam do branco ao preto e pontuações que vão de 1 a 5. Os veículos que alcançarem índices acima de 3 pontos, poderão receber multas que chegam a R$ 50 mil. A emissão de fumaça acima do padrão é crime ambiental previsto na lei federal 9.605.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Região Metropolitana de Belém tem uma população acima de 1,8 milhão de habitantes. A frota de dois mil ônibus de 29 empresas transporta diariamente 1,7 milhão de passageiros.
SINDICATO
A campanha para eleger o novo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários já está nas ruas de Belém. Três chapas estão concorrendo ao pleito, marcado para o dia 11. A Comissão Eleitoral aguarda até a próxima quinta-feira, dia 3, a regularização de documentos dos componentes para que os três grupos possam continuar a concorrer. Mas há um mês os coletivos estão sendo pichados com propaganda irregular das chapas em disputa.
A pintura dos coletivos com indicação de chapas que estão concorrendo às eleições será discutida pela Comissão Eleitoral e proprietários de empresas de ônibus. 'É proibido por lei pintar os coletivos. O que se pode fazer é panfletagem, usar adesivos, mas não pintar os ônibus. Vamos tomar providências', ressalta Edu Maciel, integrante da Comissão Eleitoral.
As chapas têm até o próximo dia 3 para regularizar a documentação de seus componentes - caso contrário, eles ficarão impedidos de concorrer. Se não conseguirem resolver as pendências, os candidatos terão seus nomes retirados das chapas.
A expectativa é de que o pleito do dia 11, ao contrário do que ocorreu nas últimas eleições, transcorra dentro da normalidade. A votação está marcada para começar às 8h da manhã indo até as 17h. Os cerca de cinco mil associados poderão votar na sede do sindicado, localizada na avenida Duque de Caxias, em urnas afixadas nas empresas de ônibus ou urnas itinerantes que vão circular nos finais de linha para que todos os rodoviários possam votar, inclusive se estiverem trabalhando.
(
O Liberal, 01/04/2008)