A precipitação gera esperança de recuperação em relação ao milho safrinha e à produção leiteira
A chuva ocorrida nessa segunda-feira no Noroeste do Rio Grande do Sul amenizou a situação em alguns pontos, mas não reverteu o quadro de estiagem na região. Dados levantados pela MetSul Meteorologia indicam que os volumes pluviométricos foram muito irregulares. Santa Rosa registrou 61 milímetros em apenas duas horas durante a manhã. A precipitação trouxe esperança em relação ao milho safrinha e à produção leiteira, que ainda estão em tempo de recuperação das perdas.
Segundo o prefeito em exercício João Altamiro Martins, quanto à lavoura de soja, com perda superior a 50% 'não tem mais volta'. Martins destaca que a chuva de ontem melhorou o nível de alguns açudes, que já estavam quase secos. O município está em situação de emergência há oito dias, decretada em 24 de março.
Em outras regiões castigadas pela estiagem, o índice sequer alcançou 5 milímetros. Em Crissiumal, por exemplo, os volumes oscilaram entre 2 e 95 milímetros, dependendo da área do município.
No Médio Uruguai, os índices variaram de 5 milímetros em Vicente Dutra a 35 milímetros em Palmeira das Missões. Em Frederico Westphalen a chuva foi de 20 milímetros. Segundo o prefeito de Vicente Dutra, Casemiro Telski, na cidade caiu apenas uma garoa e no interior houve registro de chuvas esparsas. Na zona rural, 150 famílias são abastecidas com água transportada pela prefeitura. Em Frederico, é de 105 o total de famílias abastecidas por meio de carro-pipa.
No município de Planalto foram 25 milímetros de precipitação. O prefeito Antônio Carlos Damian disse que o quadro provocado pela estiagem continua inalterado. 'Levamos água para 150 famílias do interior e ontem começamos a abastecer a Unidade de Saúde Indígena na Aldeia de Pinhalzinho.'
O prognóstico da MetSul indica que hoje o céu ainda deve apresentar nuvens sobre o Estado, com chances de chuvas isoladas e passageiras na maioria das regiões, contudo, muitas cidades devem passar o dia sem qualquer registro de precipitações. 'A instabilidade, como não deve ser suficientemente forte e organizada, irá permitir que o sol apareça em várias localidades', antecipa o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall.
A MetSul Meteorologia alerta para o ingresso, na quinta-feira, de uma massa de ar frio que deve trazer acentuado declínio da temperatura. As madrugadas de sexta e sábado devem ser as mais frias até agora neste ano no Rio Grande do Sul. Na serra gaúcha pode ser registrado o primeiro episódio de geada de 2008. Durante o verão, o fenômeno ocorreu no Planalto Sul Catarinense.
(Correio do Povo, 01/04/2008)