A Comissão da Amazônia vai entregar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma lista de políticas públicas prioritárias para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. As prioridades serão definidas a partir do relatório do 1º Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional, realizado no ano passado.
O documento preliminar com os resultados do simpósio foi apresentado na comissão no dia 25/03/2008. O texto, que contém o resultado das etapas nacional e regionais do simpósio, ainda poderá receber sugestões antes de sua versão final. A presidente da comissão, deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), membro da Frente Ambientalista, lembra que o simpósio teve como eixo principal o debate sobre a implantação do Plano Amazônia Sustentável.
Combate ao desmatamento
Desenvolvido pelo governo federal desde 2003, em conjunto com a sociedade civil organizada e os governos estaduais, o Plano Amazônia Sustentável estabelece como principais alicerces para a região amazônica o ordenamento territorial e o combate ao desmatamento ilegal. Os debates promovidos pela Comissão da Amazônia mostraram também a necessidade de se priorizar a promoção da pesquisa científica na região.
“Esses dados são estratégicos para a implementação [de programas], para o desenvolvimento econômico e ambiental da nossa região a partir do levantamento da pesquisa das cadeias produtivas e da biodiversidade da Amazônia.”
O coordenador do programa no Ministério da Integração Nacional, Júlio Miragaya, concorda que os investimentos em tecnologia e infra-estrutura são pilares básicos do plano. “Nosso pensamento é que não é possível pensar um desenvolvimento sustentável para a Amazônia sem realizar um forte aporte em investimento, particularmente em transporte, energia e tecnologia.”
(Agência Câmara/
Frente Ambientalista, 31/03/2008)