O governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) assinou ontem um protocolo de intenções entre governo do Estado e as multinacionais Bunge e Yara Brasil. As empresas investirão R$ 550 milhões na construção de uma fábrica de fertilizantes em Anitápolis, na Grande Florianópolis.
O governador garantiu que o Estado fará sua parte para estimular a instalação do empreendimento, concedendo os incentivos fiscais ao seu alcance para tornar viável o empreendimento.
A joint venture criada pela iniciativa das duas empresas será chamada de Indústria de Fosfatados Catarinense e deve resultar na criação de cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos. A solenidade foi realizada no Teatro Álvaro de Carvalho, na Capital. O investimento será feito nos próximos três anos.
A previsão é de produzir cerca de 240 mil toneladas anuais de fertilizantes para a lavoura, além de 240 toneladas de ácido fosfórico. O vice-presidente da Bunge Fertilizantes, Ariosto da Riva Neto, destacou a importância estratégica do investimento para a agricultura do país, destacando que a jazida representa 10% das reservas de fosfato que o Brasil dispõe e vai representar 2,5% do que o país consome na produção de fertilizantes para a agricultura.
O presidente da Yara Brasil, Lair Vianei Hanzen, observou que o empreendimento é um dos projetos mais estudados do Brasil em mineração de fosfato. O governador destacou que o investimento histórico chega com 30 anos de atraso, pois há muito tempo é conhecida a existência da jazida, considerada uma das maiores e melhores minas de fosfato do país.
Verba pode trazer moradores de volta
O secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Valter José Gallina, ressaltou que, além de outros incentivos, o governo está assegurando condições para que a população volte para Anitápolis. A cidade, que tinha cerca de 8 mil habitantes há 15 anos, atualmente conta com cerca de 3 mil moradores.
Em seu pronunciamento, Luiz Henrique relacionou uma série de ações do governo para reduzir os problemas causados pelo êxodo rural e migração em direção ao Litoral. Lembrou o asfaltamento de 11 quilômetros da SC-407 que liga o município de Anitápolis à BR-282 e garantiu que vai reforçar o asfalto para atender a demanda dos caminhões que passarão a usar o trecho, além de acesso asfaltado ao empreendimento.
(
Diário Catarinente, 31/03/2008)