Mais de 200 ciclistas, de Camaquã, participaram de um passeio em prol ao meio ambiente. Adultos e crianças da comunidade, junto do Poder Público, saíram às 9h30min de domingo do Centro Social Urbano (CSU) em bicicletas ornamentadas. Ao retornarem ao local, no final do percurso, os participantes receberam água gelada e participaram do sorteio de uma bicicleta. Na oportunidade, o projeto Adote uma Árvore, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), fez a distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas aos interessados.
O evento foi organizado pelo SCU em Parceria com SMMA, além das secretarias do Turismo (SMT) e do Trabalho e Ação Social (SMTAS). Segundo a secretária da SMTAS, Laci Meinhardt, a ação teve grande aprovação do público. “Parabenizo a iniciativa e o apoio dos meus colegas secretários, assim como à comunidade pela ampla participação”, destacou.
Já o coordenador do CSU, Ilson Meirelles, destacou a presença de todos, principalmente dos pais por terem trazido seus filhos. Ele também justificou a utilização da bicicleta nesta atividade que objetivou incentivar a preservação ambiental. “A bicicleta é hoje um meio de transporte barato e que não polui. Por isso, a escolhemos para o nosso passeio”, esclareceu. E até as crianças puderam compreender isso, como os estudantes Antônio Patrique Fontoura de Oliveira e Tainan Rodrigues da Luz, de apenas 11 anos, que adoram andar de bicicleta e adoraram a iniciativa desse passeio, ainda mais porque nunca haviam participado de um.
Orquestra de sucata
A preservação do meio ambiente - assim como a cidadania - também são temas possíveis de desenvolvimento por meio da música. Essa é a proposta do Projeto Música Instrumental e Ecologia nas Escolas Orquestra de Sucata. Implantado no ano passado, pelo Programa Escola Aberta no Rio Grande do Sul, o projeto teve o lançamento de seu segundo ano na última semana, na Escola Ana César.
Em Camaquã, o projeto é desenvolvido por uma parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente (SMMA) e de Educação e Cultura (Smec), que levarão música, cultura, educação e cidadania, este ano, a jovens de mais quatro colégios. Em 2008, serão contempladas as escolas municipais Ana Tomázia Ribeiro, Mahatma Gandhi e Nadir Medeiros, além da municipal Ana César.
Segundo a coordenadora da Orquestra de Sucata, Janete Vieira, mais de quatro mil crianças participam desta iniciativa em todo o Estado e, só em Camaquã, 240 foram beneficiadas em 2007. Ela acrescentou ainda estar previsto, para o meio do ano, um espetáculo realizado pelos alunos participantes. “Até lá serão realizados cursos e palestras com crianças e adolescentes, no intuito de criar nas instituições de ensino um ambiente aberto à criatividade e à aprendizagem de práticas culturais”, enfatizou Janete.
Durante o lançamento, a coordenadora apresentou um vídeo com imagens das atividades já realizadas no município, nas escolas municipais Sepé Tiarajú, Marina de Godoy Netto e João Goulart e na estadual Cônego Walter Hanquet. Os alunos desses colégios foram contemplados com oficinas de canto, percussão e palestras, entre outras atividades.
(Por Taline Schneider, Diário Popular, 01/04/2008)