População recebe dicas de prevenção e aprova iniciativa da Secretaria de Saúde
Mobilizar toda a população de Três Coroas no combate à dengue é uma das principais ações desenvolvidas pelos agentes da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde e de voluntários que ajudam nesse processo. No último sábado, ocorreu o Mutirão ao Combate à Dengue no município, com a participação de agentes e de bombeiros voluntários. Os 17 participantes realizaram panfletagem e orientações nos bairros Pinheirinhos e Loteamento Raul. Cerca de 1,6 mil famílias receberam orientações e esclarecimentos.
A previsão é que sejam distribuídos 15 mil panfletos. O mutirão também ocorrerá nos próximos finais de semana. A coordenadora da Vigilância Sanitária, Iracema Monteiro, diz que o município já realizou o levantamento de índice e não foi diagnosticado caso de suspeita de dengue. Iracema salienta que os mutirões ocorrerão até que todos moradores sejam orientados. "Nossa meta visita 100% das casas. Ano passado, conseguimos alcançar este índice por três vezes", destaca.
No sábado, o trabalho começou às 8h30, no bairro Pinheirinhos. O presidente da associação dos Bombeiros Voluntários de Três Coroas, Adiomar dos Santos, destacou a necessidade da participação de moradores.
Voluntários
O comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Três Coroas, Augusto Dreher, ressalta que o cidadão tem que se reeducar, e essas ações o ajudam no fortalecimento da conscientização. "Se a população fizer a sua parte, não teremos problemas com a dengue", diz, lembrando que o principal problema é evitar água parada. A cozinheira Eliane Schumann, 28, moradora do bairro Pinheirinhos, diz que a equipe é bem instruída e ajuda a alertar sobre os riscos da dengue. "É ótimo esse trabalho", destaca Eliane.
(Jornal NH, 31/03/2008)