A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza nesta terça-feira (01/04) audiência pública sobre o desempenho e a execução do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). O Sipam foi criado para integrar informações e gerar conhecimento atualizado para planejamento e coordenação de ações globais de governo na Amazônica Legal brasileira, visando a proteção, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da região.
O sistema utiliza dados gerados por uma complexa infra-estrutura tecnológica, composta por subsistemas integrados de sensoriamento remoto, radares, estações meteorológicas e plataformas de dados, instaladas na região (Sivam). A coleta, a visualização, o tratamento dos dados e o planejamento das ações são processados nos Centros Técnicos e Operacionais do Sipam (CTOs), localizados em Belém, Manaus e Porto Velho, e sintetizados no Centro de Coordenação Geral (CCG), em Brasília.
Foram convidados para a audiência o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente e presidente interino do Instituto Chico Mendes, João Paulo Capobianco; um representante da Aeronáutica; um representante do Ibama; o presidente do Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente, Tasso Azevedo; o coordenador do Plano de Combate ao Desmatamento da Casa Civil, Johaness Heck; e o diretor-geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, Marcelo de Carvalho Lopes.
O requerimento (154) para a realização da audiência é do deputado Luciano Pizzatto, e o debate deverá ocorrer no plenário 8 às 14 horas.
(
Agência Câmara, 31/03/2008)