Em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira (28/03), o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) aprovou a utilização de passivo potencial do Fundo de Investimentos em Recursos Hídricos.
São R$ 6,8 milhões destinados a obras das Barragens Jaguari e Taquarembó, situadas na Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria. As barragens integram programas da Secretaria Extraordinária da Irrigação e Usos Múltiplos da Água e contribuirão para o abastecimento das cidades de Rosário do Sul e Dom Pedrito. Além disso, serão importantes para a regularização da vazão dos rios Jaguari e Taquarembó, controle de cheias e irrigação dos municípios de Lavras do Sul, São Gabriel, Dom Pedrito e Rosário do Sul.
O recurso constitui-se em contrapartida do Governo do Estado para convênios celebrados com a União, inseridos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
A utilização dos valores do passivo potencial não provocará redução em investimentos previstos para 2008 com recursos do Fundo.
A reunião foi conduzida pelo Secretário Adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires, e pelo secretário executivo do CRH, Paulo Renato Paim. Estavam presentes o Secretário Estadual da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Ortiz Porto, e o Diretor Substituto do Tesouro Estadual, José Alfredo Pezzi Parode, além dos conselheiros do CRH.
(Sema, 28/03/2008)