Em 60 dias, a população de Porto Alegre voltará a ter varrição mecanizada nas principais ruas e avenidas. O serviço que o próprio Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fazia quando tinha equipamentos apropriados, ficou inviabilizado pela incapacidade financeira de acompanhar a modernização. "Agora, teremos um ganho de produtividade e de segurança", ressalta o engenheiro Régis Galvão, diretor em exercício da Divisão de Limpeza e Coleta.
A troca dos garis pelas varredeiras mecânicas, além de limpar as vias públicas de maior movimento com mais rapidez, extingue o risco a que os garis estavam submetidos trabalhando em ruas e avenidas de trânsito intenso. "Os garis que trabalham hoje na varrição continuarão fazendo isso, mas em ruas menores, no interior dos bairros", explica Galvão.
Nesta segunda-feira, 31, os dirigentes da empresa Delta, que venceu a licitação realizada no ano passado, estiveram no DMLU para assinar o contrato. O novo serviço começará no dia 31 de maio. A Delta também havia ganho as licitações para os serviços de coleta especial de lixo e capina, novos serviços que já estão funcionando em Porto Alegre desde o final de 2007.
(Prefeitura de Porto Alegre, 31/03/2008)