Um gerador que utiliza a energia das correntes marítimas, o primeiro no mundo a produzir comercialmente electricidade, começou hoje a ser instalado ao largo da Irlanda do Norte e deverá alimentar um milhar de casas já este verão. "Depois de vários atrasos, a instalação de SeaGen começou hoje e deverá levar 14 dias", indicou um porta-voz da empresa Marine Current Turbines (MCT), que concebeu a infra-estrutura.
SeaGen parece-se com uma eólica submarina que produz a energia verde graças às correntes marítimas geradas pelas marés. "Com SeaGen, nós não retemos água", explicou o porta-voz, precisando que infra-estruturas semelhantes no mundo estão ainda em fase de protótipo experimental, a uma escala menor, e que não estão ligadas à rede nacional de distribuição de electricidade.
Com os seus dois rotores de 16 metros cada um, SeaGen tem uma envergadura total submarina de 43 metros. O dispositivo - do qual 9 a 13 metros ficarão à superfície em função da maré - vai repousar a 24 metros de profundidade e a cerca de 400 metros da costa.
Os seus criadores escolheram o estreito de Strangford Lough (a Sudeste de Belfast) para acolher a turbina de mais de mil toneladas que, após três meses em funcionamento deverá começar a produzir electricidade no início do Verão. SeaGen deverá produzir 1,2 MW, o equivalente ao consumo de um milhar de lares. "A corrente ali é muito forte, tinha sentido de um ponto de visita logístico por estar próximo das infra-estruturas portuárias de Belfast e é um local relativamente protegido", explicou o porta-voz
MCT projecta, em parceria com o produtor de energia Npower, instalar uma " quinta" de sete SeaGen ao largo de d`Anglesey (no Noroeste do Pais de Gales), que possa produzir mais de 10 MW em 2012. Um protótipo de turbina submarina, realizado na escala de um terço começou a ser instalado hoje ao largo de Bénodet (França). Se o projecto estivesse a funcionar, o dispositivo produziria 200 kW.
(Lusa, 31/03/2008)