Cerca de cem mil reais em multa e apreensão de 200 m3 de madeira. Esse foi o resultado, até agora, da Operação Fronteira, desencadeada no Triângulo Mineiro, divisa com o Estado de São Paulo, neste final de semana.
Coordenada pelo Escritório Regional do Ibama em Uberlândia (MG), a fiscalização está sendo realizada no Posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR 153, no município de Frutal.
A operação conta com policiais militares ambientais de Uberaba, policiais rodoviários federais e servidores dos Escritórios do Ibama em Montes Claros, Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte e de Uberlândia.
O objetivo principal, segundo o coordenador da Operação Aloísio Romar, é fiscalizar o transporte de produtos e sub-produtos florestais, vindos do norte do país com destino às regiões sul e sudeste.
Até o presente momento foram apreendidos, com documentação irregular, seis caminhões de madeira. Além de 14 pedras de madeira petrificada e 19 kg de pescado de origem ilegal.
A operação conta com o apoio da Coordenadoria Geral de Fiscalização do Ibama do Distrito federal e foi determinada pelo superintendente do Ibama em Minas Gerais, Alison Coutinho. Ele informa que a Operação Fronteira não tem data prevista para o encerramento.
(Ibama, 31/03/2008)