O encontro entre Almedo Dettenborn e Alexandre Padilha aconteceu em Santa Maria
A renovação do contrato entre o Município e Corsan, que vigora até o mês de setembro, volta a ser discutida na próxima segunda-feira, dia 31. O prefeito Almedo Dettenborn estará reunido com o superintendente regional da companhia (Santa Maria), engenheiro José Vilmar Viegas. No encontro, confirmado para as 10h na prefeitura, estará presente ainda o diretor do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) e presidente do PSDB local, Leandro Haag, que representará a Secretaria Estadual de Obras Públicas.
“Não tenho pressa para renovar o contrato. Venâncio Aires merece uma atenção maior da Corsan e do Governo do Estado. Defendo uma parceria para novos projetos. Nesse momento, vamos apresentar prioridades como a situação de abastecimento de água para Linha Chafariz, Estância Nova e ainda redes hídricas”, afirmou o prefeito.
Na semana passada, num encontro com o subchefe de Assuntos Federativos do Palácio do Planalto, Alexandre Rocha Santos Padilha, Almedo Dettenborn foi informado que os R$ 5 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinados para obras em saneamento serão creditados na conta da Prefeitura de Venâncio Aires. “Isso é um dado novo. Dependendo da evolução desta negociação, o Município pode inclusive abrir uma licitação e contratar outra empresa para realizar estas obras. Não queremos atrito com o Governo do Estado. Reivindicamos somente mais atenção. Venâncio Aires merece pelo seu desenvolvimento e importância para a região”, concluiu.
Aprovado
No dia 17 de março, a Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei que cede uma área de 3.668 metros quadrados na rua 1º de Março para a construção da Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE-1). Os recursos para as obras, R$ 5 milhões, serão liberados através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
(Por Renê Ruppenthal, Folha do Mate, 28/03/2008)