O presidente da Sulgás, Artur Lorentz, informou ontem que já estão sendo implantadas as obras destinadas à expansão da rede de gás natural nas regiões Metropolitana e Serra. O empreendimento vai custar à estatal cerca de R$ 13 milhões. Serão implementados 33,5 quilômetros de rede, que deverão ser concluídos em 12 meses pela construtora Elevação. A construção de ramais de distribuição de gás natural visa a atender clientes industriais, comerciais, residenciais e veiculares em diversos municípios. O contrato foi assinado em 13 de março por Lorentz e pela governadora Yeda Crusius. 'As obras estão sendo implantadas já neste mês', disse Lorentz.
Em Caxias do Sul, cinco novos quilômetros de canalização garantirão o fornecimento para mais dois postos de gás natural veicular (GNV) e também a clientes industriais. No Pólo Petroquímico, serão implantados 13,5 quilômetros, que beneficiarão indústrias como a Oxiteno, Innova, John Deere, Pólo Films e um posto de GNV. Na região Metropolitana, exceto a Capital, a Sulgás projetou mais dois quilômetros para atender a nove postos de GNV e alguns clientes industriais. Entre as cidades favorecidas estão Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e Guaíba.
Porto Alegre terá mais 13 quilômetros, com um ramal estendido à zona Sul, um à zona Norte e mais dois quilômetros da rede de distribuição no bairro Moinhos de Vento e arredores, para ampliar o fornecimento a condomínios e estabelecimentos comerciais de pequeno porte.
(Correio do Povo, 31/03/2008)