Obra do Dmae ajudará a diminuir alagamentos nas ruas da região
Quase 17 quilômetros de canos poderão ajudar a diminuir os alagamentos no bairro Três Figueiras, na Capital, além de dar tratamento adequado ao esgoto cloacal. Com conclusão prevista inicialmente para fevereiro, a construção da rede de esgoto sanitário na região teve a finalização remarcada para agosto.
Do total, 10.312,45 metros já foram colocados. Os trabalhos estão agora na Rua Luiz Voelcker e envolvem até a instalação de um coletor sob o campo de golfe do Porto Alegre Country Club, em fase de acabamento.
- Finalmente, teremos um separador de esgotos - comemora a advogada Ada Maria Bretanha Fonseca, moradora do bairro desde 1972.
A idéia para a obra do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) - que separará o esgoto cloacal do pluvial, atualmente misturados na mesma tubulação - surgiu nos debates da comunidade com a prefeitura sobre as polêmicas bacias de contenção. Elas serviriam para armazenar temporariamente a água da chuva, evitando alagamentos, mas a comunidade resiste à construção por temer o mau cheiro enquanto os esgotos sanitário e pluvial seguem pelo mesmo encanamento. A separação deve diminuir o mau cheiro das bocas-de-lobo e das bacias, caso sejam construídas. Em maio, a instalação dos canos se iniciou na Rua Desembargador Esperidião de Lima Medeiros. A tubulação será ligada a 985 residências.
Com a nova rede, o esgoto sanitário das casas previstas no projeto seguirá para uma caixa individual e subterrânea (chamada caixa adicional de passeio), que conduzirá os dejetos para a tubulação que está sendo instalada pelo Dmae no leito das ruas do bairro, enquanto que a água da chuva seguirá pelos canos já existentes, do Departamento de Esgotos Pluviais. Como o volume de material que passará pela rede atual diminuirá, quando chover, a água deverá escoar das ruas mais rapidamente, evitando que cenas de enchentes pelo bairro se repitam.
Trajeto do esgoto sanitário
- Essa nova tubulação se ligará a um interceptor na Avenida Nilo Peçanha, a ser construído próximo à esquina com a Avenida Teixeira Mendes, que levará o esgoto ao coletor sob o campo de golfe do Porto Alegre Country Club, obra em fase de acabamento.
- Desse coletor, o esgoto seguirá para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) São João/Navegantes, na Avenida A. J. Renner. Atualmente, a água pluvial e o esgoto cloacal das Três Figueiras, misturados, vão para uma estação de bombeamento de esgoto pluvial na Rua Emilio Lucio Esteves.
Fontes: engenheiros Carla dos Santos Leão, supervisora da construção da rede de esgoto sanitário no bairro Três Figueiras, e Fábio De Angelis, responsável pela obra do interceptor na área do Porto Alegre Country Club
(Zero Hora, 31/03/2008)