Três hospitais de campanha montados pelas Forças Armadas no Rio começam a atender pacientes com sintomas da dengue nesta segunda-feira.
Um hospital de campanha fica na sede campestre do Clube da Aeronáutica, na Barra da Tijuca; outro em Deodoro, na Vila Militar (Exército), e o da Marinha, no quartel do Corpo de Bombeiros de Nova Iguaçu (Baixada Fluminense).
O atendimento inicial e o diagnóstico de pacientes com dengue não será feito nas tendas. Para lá, só irão pacientes que passaram por hospital público antes. A Aeronáutica vai montar um centro de triagem no terminal da Alvorada, na Barra, e terá ônibus para levá-los.
O aparato deve ficar montado até 31 de maio, quando o Ministério da Saúde e a secretaria estadual estimam que a epidemia já esteja controlada.
No total, 1.200 profissionais de saúde do Exército, da Marinha e da Aeronáutica serão deslocados para trabalhar nos hospitais, que ficarão abertos 24 horas.
O último balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, na última quarta-feira, contabilizava 54 mortes no Rio desde o começo do ano, 31 só na cidade do Rio. As outras foram registradas nos municípios de Duque de Caxias (7), Miguel Pereira (1), Campos dos Goytacazes (3), São João de Meriti (3), Paracambi (3), Nova Iguaçu (3), São Gonçalo (3), Angra dos Reis (1) e Belford Roxo (1).
Mortes ocorridas neste fim de semana e que podem ter sido provocadas pela doença ainda não entraram nas estatísticas.
Pelo levantamento divulgado na semana passada, foram notificados 41.978 casos em todo o Estado. Outras 114 mortes eram investigadas.
Tendas
Além dos hospitais de campanha das Forças Armadas, quatro tendas para hidratação funcionam no Estado.
A última começou a funcionar sábado (29) no pátio do Hospital Infantil Ismélia Silveira, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A tenda é exclusiva para crianças encaminhadas pelo hospital para a aplicação de soro, medida fundamental para conter a queda de plaquetas e evitar o agravamento da doença, de acordo com o governo do Estado.
As outras tendas, inauguradas dia 24, funcionam no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá; em Campo Grande, ao lado da Unidade de Pronto-Atendimento; e em Santa Cruz, ao lado da Unidade de Pronto-Atendimento do bairro. Todas atendem apenas pacientes encaminhados por outros hospitais, com o objetivo de desafogar as unidades e reduzir filas.
Segundo o governador Sérgio Cabral (PMDB), outras tendas deverão ser inauguradas nos próximos dias --na zona sul, perto do Hospital Miguel Couto; no Hospital Getúlio Vargas, na Penha; e no Méier, junto ao Hospital Salgado Filho.
(Folha Online, 31/03/2008)