O Departamento Municipal de Meio Ambiente a Vigilância Ambiental de Santo Ângelo recolheram 1,6 mil pneus em borracharias e empresas da cidade, na quarta-feira passada (26/3). O material foi encaminhado ao Ecoponto, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, entregue a uma indústria de reciclagem. O chefe de Vigilância Ambiental, Selenir Arruda, informa que a atividade faz parte das ações para controlar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Explica que a maioria dos focos encontrados no município estava alojada em pneus descartados.
Selenir Arruda relata ainda que o trabalho dos 32 agentes foi intensificado após o expediente. 'Os agentes visitam algumas residências no horário do meio-dia ou no final da tarde, quando os proprietários estão em casa, facilitando assim a vistoria nos imóveis que passam a maior parte do dia fechados'. Arruda ressalta que as campanhas de conscientização estão surtindo efeito, pois as pessoas estão mais cuidadosas e já solicitam a presença dos técnicos para vistoria em seus imóveis.
Conforme a chefe do Departamento Municipal de Vigilância Ambiental, a preocupação se justifica, pois somente em 2008 já foram detectados na zona urbana de Santo Ângelo 20 focos de larvas do mosquito, fato que requer maior cuidado por parte dos moradores.
(
Correio do Povo, 28/03/2008)