Depois de um ano de obras, Santa Vitória do Palmar inaugura, amanhã, as 16h30min, na avenida Getúlio Vargas, a primeira etapa do sistema cicloviário do município. A ciclovia que liga o centro da cidade ao porto em duplo sentido, deve beneficiar e facilitar o trânsito de cerca de duas mil pessoas que utilizam a bicicleta como meio de locomoção, já que o município não possui o serviço de transporte coletivo.
A obra contou com a construção de 4,5 quilômetros, com pavimentação de saibro e sinalização. Foram investidos R$ 96 mil, com recursos do Ministério das Cidades e da prefeitura.
O próximo passo da administração é começar a segunda etapa das obras, que vai contar com investimentos em iluminação, em pavimentação e na criação de espaços de lazer à comunidade.
Segundo o secretário de Planejamento, Abner Gomes, o objetivo é estabelecer o sistema em toda cidade. “Na inauguração dessa primeira etapa teremos a presença do secretário nacional de Mobilidade Urbana, Luís Carlos Bueno Lima, e vamos apresentar a ele esses projetos que visam implantar o sistema cicloviário para todo o município até o final deste ano. Para isso vamos contar com a parceria do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas”, enfatizou o secretário.
População carente comemora também entrega de casas
Além da conquista da ciclovia, uma parte da comunidade de Santa Vitória do Palmar recebe amanhã suas casas populares.
O projeto Casanossa, que vai beneficiar 201 famílias carentes com habitações comunitárias, vai fazer a entrega do primeiro lote de 40 moradias em um almoço no loteamento Dorivaldo Leston, local onde foram construídas.
Segundo a administração do município dentro de quatro meses todos os contemplados vão ocupar as habitações que contam com quarto, sala, cozinha e banheiro.
O projeto é uma parceira da prefeitura com a Caixa Econômica Federal. Foram investidos na construção R$ 1,4 milhão.
(Diário Popular, 27/03/2008)