A Secretaria Municipal do Ambiente de Londrina (norte do PR) decidiu multar em até R$ 1.400 os donos de imóveis no município que não cumprirem determinação do plano diretor da cidade, de que cada imóvel deve ter pelo menos uma árvore na calçada.
A fiscalização, que começou pelo centro da cidade, gerou 250 notificações a comerciantes e 38 autuações contra os que não cumpriram a norma. "Nosso interesse não é multar, mas sim que a multa tenha efeito pedagógico", disse Gerson da Silva, 43, secretário do Ambiente. Pelo plano diretor, todo imóvel deve ter uma árvore a cada 12 metros de calçada.
Segundo Silva, as notificações começaram no final do ano passado e, apesar de o Código de Postura de Londrina dar prazo de 15 dias para o plantio das árvores, o município tem sido tolerante. "Àqueles que atendem as notificações, oferecemos mudas mais adequadas à sua propriedade", afirmou o secretário.
O vice-presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Marcelo Massayuki Cassa, 37, disse que a entidade nunca foi procurada pela secretaria para ajudar no esclarecimento dos habitantes. "Estamos à disposição para auxiliar na conscientização dos comerciantes. Eles não estão contra a arborização, mas querem estudos sobre o melhor tipo de árvore para isso. É necessário um planejamento para a arborização."
Silva disse que o planejamento já foi feito e há situações em que até arbustos podem substituir as árvores no plantio.
(José Maschio, Folha de São Paulo, 28/03/2008)