Já choveu 85% acima da média histórica de março no Sertão do Ceará, diz meteorologia.
Agricultores perderam tudo, por causa dos alagamentos.
Moradores da região do Cariri, no Sertão cearense, estão sofrendo as conseqüências das chuvas. Para chegar em casa, os moradores enfrentam a água e improvisam meios de transporte. Segundo os meteorologistas, já choveu 85% acima da média histórica do mês na região. Casas foram cobertas e destruídas pela água. Os moradores de uma das áreas mais secas do Nordeste agora sofrem com a enchente.
A enxada do agricultor Manoel Joaquim Alves já não serve para cultivar a terra. Agora é usada para fazer uma barreira contra a enxurrada. “Eu tive essa idéia de fazer esse paredão aí. Se não fosse isso, tchau. Eu não estou tranqüilo não”, ele conta.
Com o caminho interrompido, as carroças que costumam transportar água pelo sertão passaram a ter outra utilidade. Por R$ 1, elas transportam os moradores pela água de um lado para o outro.
Quem não pode pagar carrega a bicicleta no ombro. “É melhor passar com ela no ombro do que pagar R$ 1”, diz um morador do Cariri.
A diretora da única escola da localidade, Maria Lídia Maranhão, teve de suspender as aulas. “Não teve aula hoje, porque os professores são da cidade e têm que fazer esse percurso”, ela explica.
Com a plantação encharcada, os agricultores que haviam financiado as sementes perderam tudo. “Apodreceu tudo, está perdido”, lamenta um homem.
As orações do sertanejo agora têm um outro pedido: "Eu rezei para cair pelo menos uma chuva. E agora eu estou rezando para parar”, confessa um agricultor.
(G1, 27/03/2008)