A Escola Estadual Coronel Aparício Borges, no bairro Coronel Aparício Borges, em Porto Alegre, está com as aulas suspensas por tempo indeterminado. A direção tomou a medida depois que oito alunos e uma professora apresentaram sintomas da dengue. Visando a saúde dos demais estudantes, a diretora da escola, Silvia Neis, disse que "se não chover a escola será detetizada no final de semana". "As aulas só voltarão depois que a limpeza em todo o terreno da instituição for realizada e não tivermos mais indícios do mosquito", afirma.
Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram no local nesta quinta-feira (27/3), mas não encontraram larvas, somente mosquitos adultos. As amostras serão examinadas em laboratório para verificar se são de Aedes aegypti. No início do mês, a instituição já havia sido visitada. Na ocasião foi assinalada a necessidade de eliminação de possíveis focos em locais com acúmulo de lixo e de água parada.
Conforme Maria Mercedes Bendatti, coordenadora municipal do Programa de Combate à Dengue, "na próxima semana essas pessoas farão o exame de sangue no Laboratório Central, que avaliará a presença de anticorpos". "Estamos em situação de alerta, mas foi um equívoco da escola afirmar que havia surto. Só a autoridade de saúde tem competência para isso", acrescenta.
Dados da SMS revelam que desde o início do ano foram notificados 90 casos da doença em Porto Alegre. Desse total, 12 pessoas estavam contaminadas, porém todas contraíram a doença fora do Estado. Dos 81 bairros da cidade, 74 estão infestados pelo mosquito.
(JC-RS, 28/03/2008)